Use arquétipos para vendas e no seu marketing digital (online e offline)

Você provavelmente já sabe que os arquétipos são personificações das emoções humanas. Aqui vamos falar do uso desses arquétipos para vendas e no marketing digital (online/offline).

Neste artigo irei detalhar os 12 arquétipos jungianos, que estão relacionados à linguagem de um modo geral. Como ferramenta de comunicação, eles servem muito bem para facilitar o entendimento das pessoas ao contarmos histórias e alegorias.

Ao longo do tempo, a literatura, teatro, cinema e TV já dominam o uso dos arquétipos para criar identificação do público com as personagens. Esse tipo de recurso é muito poderoso pois pode criar uma conexão emocional imediata, e mais profunda, do seu público com a sua marca.

Conhecer os principais arquétipos que representam a sua marca é fundamental para melhorar sua atração e relacionamento. Essa clareza certamente facilitará sua comunicação com um público que automaticamente se identifica com os mesmos arquétipos.

Usando os 12 arquétipos para vendas e no marketing digital

Vejamos agora as particularidades de cada arquétipo na publicidade e no marketing. Veja também algumas marcas que usam esses arquétipos para atrair clientes, além de e referências culturais relacionadas.

Inocente

Inocente Forest Gump - Arquétipos para vendas e marketing digital
  • Desejo: viver no paraíso com felicidade;
  • Medo: errar e ser punido;
  • Estratégia: fazer as coisas da maneira correta.

Para atingir este público deve-se apelar aos conceitos de simplicidade e pureza. Pois o inocente busca adequar seu estilo de vida a um modo mais natural e simples, de modo a exercer a plenitude e vivenciar o paraíso.

Deseja ser livre das convenções da sociedade, com a esperança de retornar à vida pura, sem as preocupações da vida moderna.

Marcas: linha de higiene Johnson’s, linha de limpeza Veja (tem a promessa de uma vida sem germes para uma família saudável).

Filmes: Forest Gump, Beleza Americana, Titanic.

Sábio

Sábio-Yoda-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: alcançar a felicidade através do conhecimento e da verdade;
  • Medo: ser enganado, iludido ou ser ignorante;
  • Estratégia: buscar o autoconhecimento e desenvolver habilidades.

Buscar a verdade suprema que liberta pra a vida plena. Através do conhecimento de processos e dos fluxos de informação ele deseja controlar, avaliar e validar. É o arquétipo especialista, porém metódico e detalhista. Se identifica com marcas e produtos que instiguem a criatividade, aptidões intelectuais e tudo o que o faça raciocinar.

Marcas: Livros técnicos, Discovery Channel;

Filmes: Tramas elaboradas como Efeito Borboleta e filmes de investigação 007.

Explorador / Aventureiro

Explorador-Indiana-Jones-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: liberdade para viver sua descoberta, mundo afora;
  • Medo: ficar preso a uma situação ou se acomodar;
  • Estratégia: viajar, buscar coisas novas e fugir do tédio e da rotina.

Para atingir este público deve-se apelar para aventura e quebra de regras. Pois o Explorador é um perfil inquieto, que busca produtos que auxiliem na jornada, ou seja, somente será útil aquilo que irá torná-lo livre e independente, produtos fora da rotina.

Associado à geração Y, que vive em movimento e não aceita as regras da vida moderna, buscando a individualidade pelo mundo fugindo da rotina.

Marcas: Levis, McDonalds, Starbucks

Filmes: Indiana Jones, Easy Rider, Mad Max, Clube da Luta.

Rebelde / Fora-da-Lei

Rebelde-Harley-Quinn-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: revolução ou vingança;
  • Medo: ser comum ou não ter poder;
  • Estratégia: quebrar, destruir e chocar.

Fiel a seus valores, e não aos valores da sociedade, mas carente por natureza. Tem necessidade de chamar atenção, mesmo que para isso seja preciso cometer crimes, chocar e humilhar. Com comportamento sarcástico e cínico, tentar desequilibrar a situação e ter o controle.

O fora da lei é geralmente um desajustado e desprezado na sociedade com regras e juízo. Ele não quer ser adorado, e sim temido. Seu habitat é escuro em lugares distantes da civilização. Frequentemente associado ao uso de drogas ou gangues.

Para compreender seu apelo é necessário ter em mente que durante as fases de mudança na vida (adolescência e meia-idade) a psique está ligada à morte, que neste caso tem o sentido de renovação. Por isso é comum estas faixas de público possuírem uma associação positiva com o arquétipo do fora-da-lei, através de seus símbolos de mudança.

Marcas: Harley-Davidson, Apple, MTV

Filmes: O poderoso chefão, Bonnie & Clyde, Easy Rider, Esquadrão Suicida

Mago / Místico

Mago-Gandalf-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: conhecer e dominar as leis que regem o universo e as coisas;
  • Medo: consequências negativas e inesperadas;
  • Estratégia: desenvolver uma visão.

Usa conhecimentos que não podem ser explicados com números, este arquétipo personifica a sabedoria mágica, ciência, religião e, da tecnologia para entender o mecanismo das pessoas e objetos no universo.

O mago é associado: a produtos que curam ou relaxam, e a alta tecnológia devido a capacidade de catalisar mudanças.

O lado sombrio deste arquétipo é a capacidade de manipular as pessoas através de armadilhas mentais e subliminares, promovendo e incutindo ideias separatistas e fascistas.

Marcas: Mastercard, Igreja Universal

Filmes: Harry Potter, O senhor dos Anéis, O Mágico de Oz

Herói

Herói-Gladiator-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: provar seu valor por meio de ações corajosas e difíceis;
  • Medo: ser fraco ou vulnerável;
  • Estratégia: ser o mais competente e corajoso possível.

Um perfil de consumidor dinâmico e ágil. As marcas que pretendem explorar este arquétipo precisam oferecer produtos que estejam ligados à aptidões oferecendo desafios ligados ao perigo e à velocidade.

O herói é disciplinado e orgulhoso, foca seu esforços em ser o melhor e se destacar por escolhas difíceis. Assim realiza sua necessidade primária, protegendo os demais e fazendo tudo o que precisa ser feito. O problema deste arquétipo é a sua tendência a, quando fora de controle, torna-se arrogante e imprudente expondo os outros ao perigo. O herói pode passar facilmente a vilão quando subjuga seu oponente ou quando tem a índole de dominação pura, sem medir consequências.

Marcas: Nike (Just do it – quebre as regras, seja o melhor) FedEx (confie em mim, eu garanto);

Filmes: Guerra nas Estrelas, Rambo, Gladiador, Mulher Maravilha

Amante / Sedutor

Sedutor-Marilyn-Monroe-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: conectar-se aos outros através da sensualidade;
  • Medo: ser rejeitado;
  • Estratégia: tornar-se atraente, física e emocionalmente.

Este arquétipo é associado a diversas marcas no universo da moda e estética. Caracteriza-se pelo culto ao belo, elegância, valorização do sexo, erótismo, admiração corporal e, outros prazeres efêmeros.

Marcas: Playboy, Coco Chanel

Filmes: Don Juan, A um passo da eternidade,

Brincalhão / Bobo-da-corte

Brincalhão-Mr-Bean-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: viver a alegria do momento;
  • Medo: se tornar maçante;
  • Estratégia: brincar e ser agradável.

Trata-se de um arquétipo verdadeiro, que não está preocupado em se esconder no grupo. Mas deseja ser aceito como ele é, com seu jeito espontâneo e brincalhão de encarar a vida.

O Bobo da Corte ajuda a tornar situações chatas menos pesadas, levando a vida descompromissada e com descontração. Permitindo que a inovação e a informalidade descompliquem as tarefas diárias tediosas.

Marcas: Mc Donalds

Filmes: Patch Adams, Crazy People, Mr. Bean

Pessoa comum / Órfão

Pessoa-Comum-Homer-Simpson-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: estabelecer conexão com os outros;
  • Medo: não ser aceito, ser rejeitado por suas ideias;
  • Estratégia: nivelar-se utilizando virtudes comuns.

O cara comum é o mais democrático do arquétipos, e está presente em diversos segmentos da sociedade. Freqüentemente associado aos sentimentos amenos e tranqüilos, estas pessoas não expõem suas convicções e assim preservam sua identidade na multidão. Elas não querem se destacar, e sim se enquadrar num esquema comunitário em que se sintam parte integrante de maneira efetiva. Correm sempre o risco de manipulação ao seguirem o grupo, muitas vezes anulando suas vontades e desejos.

Marcas: Cerveja Brahma ( o “sou brahmeiro” define características comuns ao grupo);

Filmes: um exemplo clássico é aquele típico filme da sessão da Tarde, onde um adolescente luta para fazer parte da fraternidade X e poder se enquadrar nas características comuns, mesmo que para isso seja obrigado a ignorar suas convicções.

Prestativo / Cuidador

Prestativo-Oprah-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: proteger os outros do mal;
  • Medo: egoísmo, ingratidão;
  • Estratégia: fazer coisas pelos outros.

Este arquétipo é um altruísta e movido pela generosidade. Ele teme a instabilidade e a dificuldade, devido o impacto sobre as pessoas menos afortunadas ou menos resistentes.

No marketing o Prestativo é percebido em quaisquer atividades ligada à prestação de serviços, tanto para indivíduos quanto para organizações, como por exemplo, conserto de roupas, limpeza de moradias, restauração de objetos, cuidados com a saúde e bem-estar dos enfermos ou idosos, entre outros.

Para considera-se eficaz, leva-se em consideração as inquietações do consumidor direcionadas aos outros. Neste caso, deve ser exposto como tendo preocupações com os demais, e o produto deve auxiliá-lo no sentido de demonstrar maior empenho e fornecer facilidade de ação.

Marcas: Evernote, Buscapé;

Filmes: 3 solteirões e um bebê, A felicidade não se compra, Uma babá quase perfeita.

Governante / Gestor

Governante-King-Minion-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: ter controle;
  • Medo: o caos, o golpe;
  • Estratégia: exercer a liderança.

O Governante está no comando sempre. É típico dele ser mostrado como indivíduo extremamente responsável e com decisões importantes.

Esse arquétipo quer liderança e poder. Se torna-se mais ambicioso, este seria preocupado com o bem-estar da sociedade.

No marketing o Governante é percebido nos produtos e serviços que resguardam e encorajam a administração desses encargos de modo adequado, reafirmando o poder e o prestígio do consumidor. Cartões de crédito, instituições financeiras, computadores e produtos destinados ao público-alvo classe “A” são alguns exemplos.

Marcas: Microsoft, Cadillac, Porto Seguro

Filmes: A rede social, Wall Street, A Dama de Ferro

Criativo / Inventor

Criativo-Willy-Wonka-Arquétipos-para-vendas-e-marketing-digital-Empoderamento-Digital
  • Desejo: criar algo de valor duradouro;
  • Medo: ter ideias medíocres ou ser medíocre na execução;
  • Estratégia: desenvolver controle e aptidão na área artística.

Quando o arquétipo do Criador está ativo nos indivíduos, estes se sentem compelidos a criar ou inovar – caso contrário, sufocam.

Atualmente, as situações cotidianas fogem do controle dos indivíduos, que canalizam na criatividade seus problemas e dificuldades, usando-a como uma válvula de escape. Por exemplo, atividades de cunho artístico são úteis na satisfação do desejo de harmonia e de estabilidade, além de elevar a auto-estima do indivíduo.

No marketing o Criador é percebido em todas as pessoas, pois todas possuem uma forma de expressão por meio da criatividade, exposta por meio de atividades como: pintura, escultura, decoração e outras mais. Os produtos do Criador tendem a prestar uma assistência às pessoas em tais afazeres, fornecendo uma evocação de status aos produto, normalmente com valores elevados como: móveis, esculturas e tapetes..

Marcas: Crayola, Disney, Ikea

Filmes: Charlie e a Fábrica de Chocolate, Muppets, Vila Sésamo, Toy Story

Como usar arquétipos no marketing da sua marca

Agora que já sabemos reconhecer os 12 principais arquétipos para vendas usados marketing e publicidade, chegou a vez de colocar em prática.

  1. Identifique os arquétipos que personificam os desejos do seu público;
  2. Dê à sua marca a personalidade e perspeciva desses arquétipos;
  3. Encontre e publique seus conteúdos incluindo histórias que se conectem com os valores desses arquétipos.

Simples assim!

O resultado é realmente impressionante pois a conexão emocional com seu público é imediata.


Gostou deste assunto? Comente sobre os pontos que mais te chamara atenção. Não esqueça se compartilhar o link desse artigo nos seus grupos de relacionamento e redes sociais.

Quer saber mais? Leia também outros artigos sobre Marketing de Conteúdo.


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima