Como criar um Calendário Editorial para planejar seu conteúdo com eficiência e alcançar seus objetivos

Você já deve saber a importância de produzir conteúdo relevante, seja para consolidar sua presença na internet, gerar percepção de autoridade ou melhorar suas vendas. Neste artigo rápido vou descrever um Calendário Editorial, usando ações muito praticas, como você pode planejar seu conteúdo com eficiência para alcançar seus objetivos.

Como planejar conteúdo com eficiência

Calendário Editorial

Sem planejamento, nenhuma ação poderá ser considerada bem-sucedida de fato. Sem saber onde queremos chegar, como saber se estamos perto ou longe dos nossos objetivos.

Tenha clareza dos seus objetivos

Saiba exatamente onde você quer chegar, e defina um prazo. Coloquei isso em números, e escolha uma data.

Exemplos:

  • 1.000 seguidores no YouTube em 2 meses
  • R$10.000 de faturamento mensal em 12 meses
  • 1º página do Google nas pesquisas orgânicas para as palavras-chave X,Y, Z, … em 6 meses
  • etc.

Descubra onde você está atualmente

A partir do objetivo escolhido, descubra seu ponto de partida, por exemplo:

  • Hoje tenho 134 seguidores no YouTube.
  • Hoje tenho R$3.500 de faturamento mensal
  • Hoje eu apareço na 5º página do Google nas pesquisas orgânicas para as palavras-chave X
  • Hoje eu não apareço nas 10 primeiras páginas do Google nas pesquisas orgânicas para as palavras-chave Y
  • etc.

Descubra onde o seu público realmente está

público alvo relacionamento social homem bicicleta mobile smartphone.jpg

Faça pesquisas com seus atuais clientes, ou com seus clientes ideais para saber seus hábitos de consumo da internet. Onde essas pessoas estão é onde você precisa estar.

  • Se a maioria do seu público está usando Instagram, porque gastar tempo com o Facebook ou Twitter;
  • Se muita gente está começando a usar o Telegram ao invés do WhatsApp, comece a estudar como o Telegram funciona;
  • Não esqueça que as melhores plataformas para quem está começando são as que tem menor risco de desaparecer, ex: Site e YouTube.

Descubra o que o seu público gosta e precisa

Identifique e/ou faça pesquisas em suas redes sociais sobre os assuntos mais relevantes e interessantes para seus seguidores.

Faça a mesma coisa no perfil dos seus concorrentes, veja quais são os posts que tem mais engajamento.

Identifique em grupos sociais e no Google os assuntos que as pessoas perguntam e você pode responder!

Em resumo: Responda o que as pessoas estão perguntando!

Diariamente as pessoas pesquisam no Google por assuntos que você pode aparecer como resposta. Isso fará uma associação do seu nome/marca com a solução para um problema que a pessoa está passando. Isso é muito poderoso!

Crie conteúdo com frequência

Quem não é visto não é lembrado.

Assim diz o ditado popular, e as redes sociais fizeram questão de se formar nesta premissa. Ou você publica com frequência ou não será visto, por outro lado, que publica mais é visto mais vezes. Mas este é exatamente um dos perigos invisíveis das redes sociais.

Não se preocupe em publicar tanto, mas publicar com qualidade, e sempre de olho o seu público desejado, para alcançar seus objetivos.

Calendário Editorial, seu melhor amigo!

Clareza dos objetivos com um Calendário Editorial

O objetivo de montar um Calendário Editorial com antecedência é desenvolver o hábito de publicação. Nesse caso, uma programação mensal do que você precisa publicar. Desta forma, durante esse mês você já irá planejar e produzir todos os conteúdos que irá publicar no mês que vem.

Por exemplo, não adianta só mandar um “Feliz Dia das Mães!” apressado para que aquele domingo não passe em branco. Você pode planejar um “contador regressivo” com publicações estratégicas para lembrar que o mês das mães está chegando, uma oferta exclusiva para esta ocasião com antecedência para que as pessoas possam aproveitar e enfim um “Feliz Dia das Mães” bem especial na data. Tudo isso precisa ser pensado, planejado e executado bem antes da data de publicação de cada post.

Mantenha uma frequência conforme suas possibilidades

Calcule rapidamente quantas novas vezes vocês poderá influenciar seus seguidores com conteúdos relevantes, opiniões e eventuais ofertas:

  • Mensal = 12 vezes no ano;
  • Quinzenal = 26 vezes por ano;
  • Semanal = 52 vezes por ano;
  • 2x por semana = 104 vezes por ano;
  • 3x por semana = 156 vezes por ano;
  • Dias úteis = 300 vezes por ano (aproximadamente);
  • Todos os dias = 365 vezes por ano;
  • 3x por dia = quase 1.100 vezes por ano.

Esse é o cálculo do investimento de tempo e recursos que você poderá fazer para ser referência no seu nicho de mercado, se decidir usar apenas as redes sociais.

Cada publicação é uma oportunidade do seu negócio ser visto e lembrado pelos seus seguidores e clientes. Idealmente mantenha publicações diárias, ou pelo menos em alguns dias da semana, mas não menos do que duas vez por semana para conseguir novos e manter seus seguidores interessados.

Pense a longo prazo e equilibre seus investimentos

As publicações como vídeos no YouTube e posts no seu Site se transformam em patrimônio para seu negócio, pois continuam gerando visitas muito tempo depois das publicações sociais. É prudente dividir seu tempo para produzir um pouco para cada plataforma, ou republicar o mesmo conteúdo em diversas plataformas para otimizar seu tempo e recursos. Podemos falar mais disso em outro momento.

Lembre-se, o seu domínio (ex: seunome.com.br) é o único endereço permanente pois é seu, todos os outros podem mudar ou desaparecer conforme as decisões das empresas por trás das plataformas sociais. Use sempre esse seu domínio para centralizar sua divulgação e dentro do seu site você aponta para seus outros perfis sociais atuais.

Se o seu negócio ainda não tem um registro de domínio, recomendo que resolva isso imediatamente.

Agende as publicações do seu Calendário Editorial e ganhe ainda mais  tempo

Ninguém espera que você fique de plantão publicando na frequência desejada para os seus objetivos.

Use ferramentas que permitam agendar suas publicações com antecedência:

  • No WordPress você pode agendar uma publicação simplesmente colocando a data para o futuro.
  • No YouTube e Facebook também tem essa opção por padrão, você pode definir a data e horário que seu conteúdo será publicado.
  • Para o Instagram e outras plataformas que não tem isso nativo, você pode usar ferramentas pagas como o MLabs ou HootSuite

Monitore e analise o resultados do seu calendário editorial

Análises e planejamento para o Calendário Editorial

Escolha um ciclo de avaliação que conseguir gerenciar (semanal, quinzenal ou mensal) e avalie estrategicamente seus resultados.

Com pequenos ajustes de um ciclo para o outro você poderá melhorar seus resultados com pouco esforço.

Sei que no começo parece assustador e impossível, mas pense nisso como nas primeiras pedaladas numa bicicleta: uma vez em movimento fica cada vez mais mais fácil continuar pedalando e aumentando a velocidade. 😉 A propósito, leia também sobre o efeito flywheel no marketing digital.

Vamos crescer juntos?

Comente abaixo suas maiores dificuldades e conquistas ao produzir conteúdo de valor para a sua marca.

Fique a vontade para me procurar e tirar suas dúvidas.


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