Como ganhar dinheiro na internet com o que você já sabe

A internet é um espaço imenso de oportunidades e você pode aproveitar seu próprio conhecimento para seu benefício. Se você é expert em algum assunto, pode juntar o útil ao agradável e compartilhar sua experiência com o mundo, ao mesmo tempo que cria uma rede de contatos e visitantes que podem potencialmente gerar novos negócios para você e/ou seus parceiros. Mas afinal, como ganhar dinheiro na internet de verdade?

Existem várias formas de ganhar dinheiro na internet, e a grande maioria delas se baseia numa única commodity: conteúdo. Mas conteúdo é algo que se venda? Afinal, quem compra conteúdo? Vamos primeiro pensar no que significa o conteúdo que estão nos oferecendo.

Conteúdo

Tem conteúdo pra todo tipo de Público

Todo o sucesso da internet pode ser atribuído a uma única premissa: alguém está procurando alguma coisa. Quando você assiste a um vídeo no YouTube, existe neste momento uma comunicação entre alguém e você, e esta comunicação é composta dos seguinte elementos:

  • Emissor = Autor do Vídeo (ou quem republicou o vídeo original = produtor)
  • Meio = Vídeo (Peça Audiovisual)
  • Canal = YouTube (Site de Vídeos na Internet)
  • Receptor = Você (e quem mais estiver assistindo = audiência)
  • Mensagem = Conteúdo/Informação do Vídeo (textual, verbal, iconográfico, audiovisual, etc.)

Ou seja, desde um Tutorial de Maquiagem ao Bar Mitzvah do Nissin Ourfali, tudo é conteúdo, e interessa a um público específico.

A partir do momento que alguém coloca alguma informação na Web, ela se torna imediatamente pública. O que chamamos de “vazou na net” nada mais é do que um conteúdo privado que inadvertidamente (ou de propósito) foi postado publicamente, e está disponível para que qualquer pessoa veja.

Como ganhar dinheiro na internet com o seu próprio conhecimento

Estamos partindo da premissa que você tem algum conhecimento/informação e que deseja compartilhá-lo na internet. Este conhecimento precisa ser processado de forma que se torne reproduzível e possa ser considerado original. O produto final deste esforço nós vamos chamar a partir de agora de Conteúdo Original.

Conteúdo Original

Este conteúdo original poderá ter a forma de texto, livro, foto, ilustração, palestra, videoaula, música, filme, software, etc. E você deverá provar que detém os direitos autorais deste conteúdo ou informação. A qualidade na produção deste conteúdo é que definirá se ele será comentado, indicado e compartilhado pelos seus consumidores. Esta fase inicial é a mais trabalhosa, mas lembre-se que qualquer caminhada começa sempre pelo primeiro passo.

Seu conteúdo original – de qualquer área de conhecimento – tem o potencial de atrair um público específico. Este público poderá se interessar em obter seu conteúdo e, dependendo do perfil do público e do tipo de conteúdo, poderá acessá-lo de duas formas: Pagando ou Gratuitamente.

Investindo um pouco de tempo e recursos

Pouca gente sabe como ganhar dinheiro da internet tão bem como os sites de conteúdo especializado. Para isso é preciso produzir algum tipo de conteúdo de qualidade suficiente que convença as pessoas que seu serviço/produto vai acabar com algum tipo de problema, ao ponto dela abrir a mão e pagar pelo seu conteúdo. Veja alguns casos de como ganhar dinheiro da internet com conteúdo pago:

  • EduK – Cursos Online – Assista ao vivo de graça, ou compre o acesso individual para ver o curso a qualquer momento.
  • Lynda.com – Cursos Online – Assine um valor mensal e tenha acesso a qualquer curso disponível na biblioteca crescente de videoaulas. Pague um pouquinho a mais e recebe os materiais didáticos para acompanhar cada curso.
  • iTunes / Google Play – Mercado de Mídia Digital e Aplicativos – Compre música, filmes, programas de TV, aplicativos para smartphone e tablets em um só lugar.
  • Netflix / Amazon Prime Vídeo – Locadora Virtual – Assine uma mensalidade honesta e acesse todo o conteúdo da biblioteca atual disponível: Filmes, Seriados, Shows, Programas infantis, etc. A Claro Vídeo, além da mensalidade acessível tem a possibilidade de locação de conteúdo mais recente (lançamentos) como evento avulso, por um valor adicional; uma comodidade que ataca diretamente as locadoras convencionais.

Repare que nos exemplos acima é necessário ter uma grande equipe para produzir ou negociar o conteúdo, promover, dar suporte e fazer cobrança, entre outros. Para ter sucesso com conteúdo pago você precisa de um produto/serviço que realmente consiga conquistar muitos clientes, a partir de uma solução que você tem para um problema que eles tem. Se você conseguir desenvolver uma plataforma com cobrança recorrente (assinatura) melhor ainda.

Produção Em Menor Escala ou Sob Demanda

Como Ganhar Dinheiro na Internet - Conteúdo Sob Demanda

Outra forma de cobrar por conteúdo é desenvolver algum material intelectual (livro, vídeo, audio, software, etc.) e disponibilizar para seu público através de um Marketplace (Mercado). A idéia básica é: faça uma vez, venda milhares.

Nesse caso, é necessário fazer algum material mais elaborado, e isso requer algum investimento de produção, logística de entrega e/ou configurações técnicas, dependendo do que você resolva vender.

Veja abaixo alguns Mercados que já tem uma clientela imensa e podem vender seu conteúdo:

Produtos Digitais e Infoprodutos

Infoprodutos são basicamente produtos digitais ou de informação, como cursos online (área de membros) ou ferramentas e produtos para download (documentos), etc. No momento que você tem um

Uma das forma mais eficientes de distribuir seus infoprodutos é a rede de Afiliados, que funcionam como vendedores externos que podem alcançar um público relacionado ao seu infoproduto que você ainda não tem alcance.

Produtores são os donos de um infoproduto à venda, eles são responsáveis pela criação, distribuição e suporte do produto.
Afiliados são os vendedores digitais, que trazem clientes para o produtor e recebem comissões pelas vendas conquistadas.

No Brasil, os principais Mercados (Marketplaces) onde você pode criar seus produtos digitais e vender seu conhecimento em formato são s seguintes:

  • Eduzz – Diversas ferramentas gratuitas para disponibilizar seus produtos, cursos, ingressos, cobranças e serviços, usando ou não afiliados.
  • Hotmart – Plataforma mais popular, porém mais cara, de distribuição de produtos digitais, é a mais antiga e possui mais afiliados;
  • Monetizze – Plataforma mais recente, mas também muito poderosa para vender produtos e gerenciar afiliados.
  • Udemy – Plataforma exclusiva para cursos online, permite criar seus cursos para els oferecerem na plataforma de deles.

Receba comissões como Afiliado

Em qualquer um dos mercados acima, o mesmo cadastro serve como Produtor e Afiliado, assim você pode vender seus próprios infoprodutos e ainda receber comissões de outros produtos que julgar interessantes.

Você pode também ser apenas um vendedor e recomendar os produtos de outros produtores, desta forma seu faturamento virá em forma de comissões, sem ter que produzir absolutamente nada. Basta se cadastrar na plataforma localizar os produtos do seu interesse e pedir para ser afiliado. As regras para o aceite do seu pedido dependem exclusivamente de cada produto.

Para aprender mais sobre como ser um Afiliado de sucesso, recomendo o Curso Afiliado Black, do Prof. Luciano Augusto, assista ao replay do Webinar para ter uma idéia de como isso funciona.

Mídia, Áudio, Vídeos e Modelos de documentos criativos

  • iTunes / Google Play– Mercados de Mídia Digital – Venda suas música, vídeos e livros digitais. O valor é honesto, e abaixo do mercado offline e a loja fica com uma parte do faturamento. No caso dos Apps para mobiles você também pode dar o Aplicativo e cobrar por funções avançadas ou assinatura de acesso ao seu serviço.
  • Envato – Mercado de Softwares Web e Multimídia – Se você é um desenvolvedor Web ou produtor multimídia pode colocar seu conteúdo no acervo da Envato; eles tem 8 lojas diferentes para todos os tipos de público com as mais variadas necessidades.

Se você pretende trabalhar no ramo de software será necessário fazer atualizações frequentes e dar suporte aos compradores. Para conteúdos como livros, audio, vídeo fotografia e design isto não é necessário.

Investindo praticamente nada além do seu tempo

Seguindo o exemplo que mencionamos anteriormente, o YouTube hospeda e distrubui gratuitamente videos de qualquer pessoa que concorde que ele comercialize espaços publicitários anexos a estes vídeos. É o preço do ingresso: “quer publicar de graça aqui? Então deixa a gente fazer arrumar anunciantes pra pagar as contas do servidor e ficar milionários com o que sobrar”. A tática é tão boa que funciona até hoje, principalmente porque a YouTube (leia-se Google) está disposta a repartir o bolo com os vídeos com muitas visualizações e que podem gerar ainda anunciantes. Parece bom demais, mas pode funcionar pra você também!

Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing)

O grande segredo da Google, no que diz respeito às publicidades relacionadas, é que ela sempre respeitou o consumidor mostrando anúncios relevantes, ou seja, interessantes. A partir dos termos da busca realizada “ex: tutorial de maquiagem” fica fácil detectar que este visitante poderia estar também interessado em produtos das marcas Avon, Dove, Mary Key, etc.

Como Ganhar Dinheiro na Internet - YouTube

Por mais que isto pareça óbvio, conseguir este resultado requer um pouco de inteligência artificial e uma estrutura imensa para colocar conteúdo relevante na tela do visitante em poucos segundos, Esta informação privilegiada é o grande trunfo das gigantes Google e Facebook. A vantagem é que elas compartilham estes dados com seus usuários. 😉

  • YouTube – Monetize seu Canal – Se você produzir vídeos interessantes e divertidos terá muitas visualizações e o YouTube dividirá com você uma fatia do bolo.

Perceba que esta prática é relativamente recente em como ganhar dinheiro na internet, mas o conceito de atrair as pessoas para o conteúdo relevante não é tão nova assim. Independente da idade o Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) é muito eficiente e veja como pode ser usado ao seu favor.

Use o que você já sabe!

Se você não tem vocação cinematográfica para produzir os vídeos no YouTube, sem problemas! Existe outra forma mais eficiente de ganhar dinheiro usando seu próprio conhecimento na internet: Faça Um Blog.

Talvez você ainda nem saiba qual a diferença entre Blog e Site, então é bom estudar um pouco mais sobre o assunto antes de se aventurar nesta jornada. Mas não se assuste, com um pouco de conhecimento você já será capaz de começar.

Como Ganhar Dinheiro na Internet com Blog

Basicamente, um Blog é um tipo de site na internet que promove um assunto específico para pessoas com um interesse em comum, por exemplo: Comida Orgânica, Moda, Bebês, Manutenção de Carros, Pets, Artesanato, etc.

Digamos que você tenha um pequeno negócio e quer expandir para a internet. O Blog é a melhor forma de começar um relacionamento com seu público. Com publicações frequentes sobre assuntos relacionados ao seu negócio e uma integração com sua página no Facebook você poderá falar com quem está procurando seu tipo de produto/serviço e divulgar sua marca “por tabela”.

Você ainda pode simplesmente falar de um assunto específico em artigos interessantes e bem elaborados, criando uma “Revista Digital” sobre um determinado tema. Esta revista ainda pode ter Seções e você pode contar com a ajuda de parceiros para aumentar a quantidade de conteúdo e o número de visitas.

Indique produtos relacionados e aumente seus resultados financeiros

Além do seu próprio conteúdo, você pode indicar infoprodutos relacionados que complementam o seu material, e ainda ganhar comissões como Afiliado numa dessas plataformas disponíveis no Brasil: Eduzz, Hotmart, Monetizze e Udemy.

Para aprender mais sobre como ser um afiliado de sucesso, recomendo o Curso Afiliado Black, do Prof. Luciano Augusto, um especialista em Vendas Online, já faturou mais de R$4 milhões de reais com infoprodutos, sendo mais de R$1 milhão de reais na Hotmart, R$2.8 milhões na Eduzz e R$600 mil na Monetizze. Assista ao replay do Webinar para ter uma idéia de como isso funciona.

Receita de Como Ganhar Dinheiro na Internet

A “fórmula mágica” de como ganhar dinheiro na internet com seu próprio conhecimento é bem simples. No entanto, requer trabalho e disciplina – e ninguém disse que seria fácil ou totalmente de graça – mas os resultados são mensuráveis e certamente valem a pena. Então vejamos:

Design Atraente + (Conteúdo Relevante x Frequência de Publicação)

Design Atraente

Todo produto com uma aparência profissional e agradável consegue gerar muito mais interesse do que um similar que parece mal-feito ou inacabado. Hoje você pode comprar templates prontos com design responsivo e direcionado para a sua linguagem. Primeiro escolha uma plataforma de CMS para seu Blog e mãos a obra.

O ideal é ter uma hospedagem paga e uma plataforma completa como o WordPress – que tem plugins para gerenciar Publicidades, Google Ads e CTAs. – pois as opções grátis geralmente limitam as funções e geram propagandas próprias para pagar pela estrutura que você está utilizando. Se você quer experimentar sem ter que pagar nada pode começar com a versão WordPress.com e depois para uma estrutura auto-hospedada.

Conteúdo Relevante

Como Ganhar Dinheiro na Internet - Conteudo Relevante

Uma vez que conheça seu público e se relacione com ele você poderá trazer informações ainda mais interessantes. A chave do sucesso neste caso é ser fiel ao público e gerar conteúdo relevante para seu padrão de consumo. Posts relacionados são essenciais para manter seu público engajado e descobrindo outras informações interessantes que você oferece. Mantenha a qualidade das publicações buscando referâncias sobre o assunto e citando as fontes.

Frequência de Publicação

Aqui está a gasolina deste motor: publique com frequência. Quanto mais conteúdo você tiver, mais provável que alguém te encontre nas buscas do Google e compartilhe seu conteúdo com seus amigos. E quanto mais compartilhamentos, melhor é seu posicionamento no ranking do Google, o que leva ao início e torna ainda mais provável que seu conteúdo seja encontrado e vira uma bola de neve – com resultados positivos.

Use o Google (e redes sociais) pra vender pra você!

Não foi a toa que a Google tornou-se a gigante que é, pois conseguiu aliar a inteligência de negócios com conteúdo relevante à generosidade de compartilhar um parte de sua receita como comissionamento aos editores de conteúdo como você.

  • Google AdSense – Disponibilize espaços para propagandas relevantes em seu site/blog e ganhe com os cliques de seus visitantes.

Assim que você criar novo conteúdo seu blog, divulgue seu post no Facebook, Twitter, Pinterest, etc. As redes sociais servirão de trampolim para que o público conheça seu site. Seu Site/Blog deve gerar confiança e interesse – lembre-se do Design Atraente acima – e consequentemente novos compartilhamentos. Aqui formamos um efeito bola de neve que deve exponencialmente tornar seu conteúdo a melhor referência sobre o assunto alcançando o tão desejado #1 orgânico do Google.

Então, bora lá começar? Se quiser trabalhar sério com conteúdo, sugiro que leia um destes artigos para se familiarizar com o assunto:


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima