May the 4th be with you (Star Wars Day) – O planeta Tatooine de Guerra nas Estrelas em 360°

No dia 4 de maio (May, the 4th) comemora-se o Star Wars Day (May the 4th be with you)

Para celebrar a data eu desenvolvi um experiência imersiva de Guerra nas Estrelas usando uma foto da locação original do Planeta Tatooine, filmada na Tunísia. Clique na imagem abaixo e veja como ficou.

May the fourth be with you – Tatooine em 360°

Clique na imagem abaixo, ou neste link.

Dicas

  • Busque os Posters originais dos filmes em lugares escondidos
  • No computador, olhe para o céu

May the 4th be with you – Star Wars Day

Porque esta Data

O dia 4 de maio é considerado um feriado por fãs de Star Wars para celebrar a cultura de Star Wars e honrar os filmes. O dia é chamado de Dia de Star Wars por causa da popularidade de um trocadilho com o modo de chamar esse dia em inglês. Como a frase “May the Force be with you” (em português, “Que a Força esteja com Você”) é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, os fãs comumente dizem “May the fourth be with you” (em português, “Quatro de maio esteja com você”) neste dia. Com isso, pode-se notar que o trocadilho apenas funciona em inglês, ficando sem sentido em português.

Origem da Frase

Os fãs atuais de Star Wars não foram os primeiros a introduzir a frase “May the fourth be with you“: quando Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como Primeiro Ministro da Grã-Bretanha em 4 de maio de 1979, seu partido colocou um anúncio no The London Evening News que dizia “May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.” Esta frase também foi registrada no Hansard do Parlamento do Reino Unido.

Ato falho ou a “Força” em ação?

Em uma entrevista de 2005 para o canal N24 de notícias da TV alemã, foi pedido ao criador de Star Wars, George Lucas, que ele falasse a famosa frase “Que a Força esteja com você.” O intérprete simultaneamente interpretou a frase em alemão como Am 4. Mai sind wir bei Ihnen (“We shall be with you on May 4”, em português, “Vamos estar com você em 4 de maio”). Isso foi captado pela TV Total e foi ao ar em 18 de maio de 2005.

Consolidando a Cultura May the 4th

Em 2011, a primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em Toronto, Ontário, Canadá no Cinema Subterrâneo de Toronto. As festividades incluiram um Game Show de Trivia sobre a Trilogia Original; um concurso de fantasias com os juri composto por celebridades; e a exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias, e remixes da web. A segunda edição anual aconteceu na sexta-feira, 4 maio de 2012.

fonte: Wikipedia

Para acompanhar toda a movimentação do Star Wars Day visite starwars.com/may-the-4th

Agradecimentos e Créditos

Agradecemos ao George Lucas que criou incrível saga Star Wars.
Agradecemos ao John Williams que compôs esta trilha sonora genial.
E agradecemos especialmente à Estitxu Martinez de Albeniz (kuritita) que tirou as fotos (e liberou os direitos via Creative Commons)

Que a força esteja com vocês!
#MayTheFourth be with you 😉


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima