Pirâmide de Recursos – Como trabalhar menos e receber mais

Você já deve ter se perguntado como melhorar seus resultados e otimizar seu tempo para trabalhar menos e receber mais, não é mesmo? Observe essa pirâmide de recursos que desenvolvi para o meu próprio negócio e veja como ela pode se aplicar à sua realidade.

José Saramago
AFP PHOTO / JOSÉ LUIS ROCA

O escritor português José Saramago, aos 86 anos, durante o lançamento de uma de suas obras, fez uma fala emocionante e bem-humorada quando um jornalista lhe perguntou o que ele queria mais depois de sua glória, respondeu então para todos que agora também só desejava “tempo e vida”.

Pirâmide de Recursos – Identificando prioridades e gargalos

Essa pirâmide é bem simples, tem apenas três peças:

  1. Recursos Limitados
  2. Recursos Gerenciados
  3. Recursos Ilimitados, ou Infinitos

Recursos Limitados

woman covering face using wall clock

A primeira coisa que você precisa lembrar é que o seu tempo é o seu bem mais valioso, considere isso:

  • Existe numa quantidade muito limitada (e você nem sabe exatamente o quanto tem);
  • Quando você perdeu, não tem como recuperar;
  • Não dá pra comprar mais, nem com todo o dinheiro do mundo.

Com isso em mente, considere que a primeira parte da Pirâmide de Recursos é o topo, que é menor e mais limitada. Tudo o que você faz e que depende de um espaço na sua agenda vai aqui. Por ser tão escasso e precioso, deve ser o item mais caro das atividades que você oferece.

Eu faço atendimentos que as pessoas agendam nos horários e eu disponibilizo. Eu não posso atender mais clientes do que as horas disponíveis no meu expediente. Ficarei sempre limitado pelo calendário e meu horário comercial.

Exemplo de recursos limitados

Recursos Gerenciados

sticky notes on corkboard

Em segundo lugar, identifique as atividades que consomem o seu tempo mas que você consegue gerenciar esse tempo, ou ainda pode delegar/terceirizar e simplesmente não consumir o seu tempo.

Aqui você pode colocar todas as suas tarefas rotineiras que ajudam o seu negócio a se manter estável:

  • Ler e-mails, responder mensagens instantâneas
  • Limpeza e manutenção da estrutura
  • Pesquisas, estudos e aprimoramentos das demais atividades
  • Produção, preparação ou organização dos seus processos, produtos ou serviços.
  • Gestão de equipe, acompanhamentos de clientes, logística, etc.

Esse meio da Pirâmide de Recursos é onde você pode dedicar seu tempo ocioso, e cobrar menos por isso, já que pode organizar e otimizar sua atividades para gastar esse tempo como você quiser.

Eu passo boa parte do meu dia de trabalho aprendendo novas ferramentas, documentando meus atendimentos e produzindo conteúdo para atrair novos negócios. Também realizo serviços pontuais como criação de artes, vídeos ou configurações técnicas que me tomam tempo, mas que não precisam ser agendadas com ninguém. Além disso, leio e respondo e-mails, verifico minhas redes sociais e mensagens, faço ligações e me conecto com as pessoas que se interessam pelo meu trabalho. Todas essas tarefas eu posso fazer entre os atendimentos ou em horários alternativos.

Exemplo de recursos gerenciados

Recursos Ilimitados

ipad, tablet, technology

A terceira faixa da Pirâmide de Recursos é ocupada por tudo aquilo que você pode deixar em “piloto automático”, usando ferramentas de automação ou simplesmente configurando esses recursos para trabalhar por você, mesmo quando você está dormindo. Aqui você pode ter uma série de possibilidades:

  • Produtos digitais para download com Livros, Modelos de documentos, Softwares, etc.;
  • Ferramentas online que agilizam seu atendimento, filtram seus contatos e economizam seu tempo;
  • Cursos online que podem ser comercializados em plataformas como: Eduzz, Hotmart, Monetizze, Udemy, entre outras;
  • Conteúdos relevantes para nichos específicos que você domina com links afiliados que podem gerar vendas e comissões;
  • Campanhas de anúncio otimizadas que atraem clientes para suas páginas de conteúdo, ou de seus produtos e serviços.

É importante lembrar que existem uma fase inicial de produção e configuração até que esses recursos estejam prontos para funcionar por conta própria.

Na base da pirâmide estão todas as atividades escaláveis, que você não gasta quase tempo nenhum, ou praticamente o mesmo tempo para realizar 1, 100 ou 10.000 vezes. Desta forma, essas atividades serão as com preço mais acessível, já que você consegue ganhar no volume, e não dependem necessariamente da dedicação exclusiva do seu tempo, ou mesmo de um esforço muito maior para exponenciar seus resultados.

Durante minha rotina eu separo um tempo para identificar tarefas repetitivas e busco ferramentas que possam me substituir naquilo em que não sou insubstituível. Uma boa fonte de renda complementar que uso com frequência são os links afiliados, que são vinculados à assuntos que eu já domino e encontrei parceiros confiáveis para indicar, então recebo uma comissão por cada venda que direciono para o parceiro. Por último, tenho um curso online que divulgo através de anúncios no Google e Facebook/Instagram, além de ter meus próprios afiliados indicando por mim. Através do meu site em posts permanentes também ajudo meus alunos, clientes e parceiros na divulgação de seus produtos digitais: livros, cursos, mentorias individuais ou em grupos, etc.

Exemplos de recursos infinitos

Resumo da Pirâmide de Recursos

  • Seu tempo é valioso demais, cobre mais caro quando tiver que disponibilizar horários agendados;
  • Cobre mais barato pelas atividades que você pode fazer quando quiser, ou nas que consegue delegar para terceiros e apenas gerenciar os resultados;
  • Encontre formas de otimizar e/ou automatizar suas tarefas, desenvolva itens mais econômicos que você consegue escalar, ou ainda use seu site e canais de comunicação para indicar links afiliados e receber comissões de vendas dos seus parceiros.
Pirâmide de Recursos - Dionizio Bach

Como saber se um recurso é Limitado, Gerenciado ou Infinito?

Faça-se as seguintes perguntas diante de uma atividade ou recurso:

PerguntaLimitadoGerenciadoInfinito
Isso requer que eu separe uma data/horário específico na minha agenda?❗🔴❗🔴
Dependo de recursos externos que me deixam refém, sem conseguir agir?❗🔴❗🔴
Essa atividade precisa ser executada exclusivamente por mim?❌❌❗🔴
Posso delegar/terceirizar a execução dessa atividade?🔴
Preciso ficar monitorando para verificar os resultados?🔴❗
Consigo configurar uma vez e deixar funcionando 24h por dia?🔴🔴
É possível multiplicar os resultados sem muito esforço adicional?🔴🔴
josé saramago - nao tenhamos pressa mas nao percamos tempo - pensador

Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima