YouTube com vídeos em 360 graus

YouTube confirmou ao site Gizmodo que em breve terá suporte a vídeos em 360 graus.

Estas são excelentes notícias para o mercado de 360°, uma grande oportunidade de registrar momentos pessoais e profissionais de forma imersiva e interativa. Com mais este suporte da Google ao universo 360 graus qualquer pessoa poderá publicar seus vídeos interativos no maior banco de dados de vídeos, com suporte tanto a óculos especiais (Oculus Rift, Google Cardboard, etc.), ou técnicas de desvio visual (ex: Estereogramas), tornando a tecnologia disponível ao público em geral.

Vídeo em 360 graus interativo

No exemplo abaixo você poderá usar seu mouse e/ou teclado para navegar em 360° enquanto o video toca.

[iframe src=”http://eyes.kolor.com/fr/i/313f9d341725f9caef0325761a85c665″ mce_src=”http://eyes.kolor.com/fr/i/313f9d341725f9caef0325761a85c665″ type=’text/html’ width=’100%’ height=’360′ frameborder=’0′ scrolling=’no’ allowfullscreen=’true’]

Videos como estes podem ser facilmente produzidos usando tanto equipamentos elaborados como o 360Heros quanto com alternativas de baixo custo como estes modelos de cameras/lentes abaixo:

Câmeras de captura 360°

Basta uma câmera destas na mão e uma idéia na cabeça 😉

Lentes Reflexivas

Estas lentes dependem de um sistema de captura exteno, geralmente uma câmera convencional, DSLR ou até mesmo um telefone celular.

Se quiser aprender mais sobre como produzir fotos e vídeos em 360° procure nossa Academia de Formação Panográfica.

Se tiver um projeto com captura de fotos ou vídeos em 360°, entre em contato con nossa equipe.

Algumas câmeras 360 graus

Giroptic 360cam

Financiada pelo programa Kickstarter de crowdfunding, este projeto francês atende praticamente qualquer necessidade em 360 com uma apresentação bela e funcional: fotos HDR, vídeos full HD, Time-Lapse, Temporizador e acessórios incríveis como rede para Streaming, adaptador de lâmpada para vigilância e “óculos” de mergulho para captura subaquática.

Espectro de captura: 360 x 150 graus | Visite a galeria no site

Ricoh Theta

Uma das primeiras câmeras 360° a aparecer no varejo, numa proposta simples de design inovador faz da Theta uma excelente companheira para ser levada na mochila, ou até mesmo no bolso, para capturas 360° a qualquer momento. Inicialmente lançada em apenas uma cor (branca) a segunda versão (m15) já apareceu com algumas opções de cor, seguindo as tendências de mercado para atrair o público jovem. Apesar a resolução das images e vídeos ser menor que a concorrência ela ganha no espectro de captura, sendo uma das poucas que consegue capturar 360×360 sem nenhuma perda na imagem.

Espectro de captura: 360 x 180 graus | Visite a galeria no site theta360.com.

https://www.youtube.com/watch?v=IEuyXvLG6Gg

Kodak Pixpro SP360

A gigante da fotografia não ficou pra trás e apresenta sua PixPro SP360 com qualidade superior e funções como Wi-Fi e detector de movimento que a tornam ideal para vigilância e observação da natureza onde a presença humana pode afastar os habitantes locais. Por ser pequen e leve é facilmente conectada a um Drone e ainda tem acessórios para ação extrema e captura subaquática.

Espectro de captura: 360 x 107 graus | Visite a galeria no site kodakcamera.pixpro-sp360.com

V.360

Portátil, a prova d’água e cheia de sensores, a V.360 é uma camera que usa uma lente comum acoplada a um espelho reflexívo. juntos em um único kit. A VSN Mobil colocou dentro deste equipamento uma série de sensores (GPS, altímetro, barômetro e acelerômetro) que podem ser acessados por software para tornar a experiência aina mais rica para desenvolvedores. Interessante saber que a câmera em si tem um microporcessador rodando Android, mas se conecta com qualquer plataforma, desktop e mobile. Tem Bluetooth, WiFi e suporta memórias MicroSD até 128Gb (Classe 10 ou mais).

Espectro de captura: 360 x 63 graus | Sem galeria no site vsnmobil.com

BublCam

Com projeto também financiado pelo modelo crowdfunding da Kickstarter, a BublCam tem como principais vantagens seu tamanho e design reduzidos, que tornam seu uso muito simplificado e se adapta perfeitamente em um drone para capturas aéreas ou uma suporte manual para capturas a mão livre. Também tem o diferencial de mostrar 360×360, sem perda de nenhum detalhe do ambiente.

Espectro de captura: 360 x 180 graus | Visite a galeria no site bubl.io

Kogeto Dot

O Dot é na verdade um acessório muito interessante que transforma seu celular (ex: iPhone) uma central de captura de fotos e vídeos em 360°. A Kogeto também está desenvolvendo a , uma camera de lente reflexiva que poderá fazer captura. compartilhamento e streaming de vídeos 4K em 360°.

Espectro de captura: 360 x 63 graus | Visite a galeria no site dotspots.kogeto.com

kogeto-dot

Saiba mais

Se quiser aprender mais sobre como produzir fotos e vídeos em 360° procure nossa Academia de Formação Panográfica.

Se tiver um projeto com captura de fotos ou vídeos em 360°, entre em contato con nossa equipe.

Fonte: Tec – Folha de S.Paulo.


Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Rolar para cima